Sonae, SGPS, SA e Sonae Capital, SGPS, SA informam sobre anúncio de exercício de direitos

SONAE CAPITAL, SGPS, S. A.
Sede: Lugar do Espido, Via Norte, Maia
Capital social: € 250.000.000,00
Matriculada na Conservatória do Registo Comercial da Maia sob o
número único de matrícula e identificação fiscal 508276756
Sociedade Aberta 

 

AVISO PARA EXERCÍCIO DE DIREITOS
 
Na sequência da inscrição definitiva na Conservatória do Registo Comercial da Maia, no passado dia 14 de Dezembro, da cisão-simples da SONAE - SGPS, S.A. e no âmbito da qual foi destacada, para a constituição de uma nova sociedade comercial - a SONAE CAPITAL, SGPS, S.A. - a participação social detida na sociedade comercial anteriormente denominada Sonae Capital, SGPS, S.A., que alterou a sua denominação para SC, SGPS, S.A., informa-se sobre os termos e as condições de atribuição das acções representativas do capital social da SONAE CAPITAL, SGPS, S.A. aos Accionistas da SONAE - SGPS, S.A..

Nos termos do factor de atribuição estabelecido, as acções representativas do capital social da SONAE CAPITAL, SGPS, S.A. serão atribuídas aos accionistas da SONAE - SGPS, S.A., no exercício dos respectivos direitos de cisão, mediante a aplicação do factor 0,125 ao número de direitos de cisão inscritos na respectiva conta de valores mobiliários, com arredondamento por defeito.

Em conformidade, e em consonância com os procedimentos operacionais previstos na lei inerentes à atribuição referida, as acções representativas do capital social da SONAE - SGPS, S.A. transaccionadas em mercado de bolsa a partir do dia 4 de Janeiro de 2008, inclusive, já não asseguram ao respectivo titular a atribuição de acções representativas do capital social da SONAE CAPITAL, SGPS, S.A. podendo, contudo, as acções representativas do capital social da SONAE - SGPS, S.A. ser transaccionadas fora de mercado regulamentado até ao termo do dia 8 de Janeiro de 2008, assegurando neste caso ao respectivo titular a atribuição de acções da SONAE CAPITAL, SGPS, S.A..

Os direitos de cisão serão destacados no processamento nocturno da INTERBOLSA - Sociedade Gestora de Sistemas de Liquidação e de Sistemas Centralizados de Valores Mobiliários, S.A. (Interbolsa) do dia 8 de Janeiro de 2008, sendo registados nas contas dos respectivos titulares junto do seu intermediário financeiro, no dia 9 de Janeiro de 2008.

Não sendo o factor de atribuição aos accionistas da SONAE - SGPS, S.A. inteiro, os direitos de cisão serão negociados em bolsa. Assim, os accionistas da SONAE - SGPS, S.A. que não pretendam exercer, no todo ou em parte, os seu direitos de cisão ou que pretendam acertar o lote de acções de que são titulares, poderão proceder à sua transacção, em Bolsa, entre os dias 9 de Janeiro de 2008 e 15 de Janeiro de 2008, inclusive e, fora de Bolsa, até ao dia 18 de Janeiro de 2008, inclusive.

A atribuição das acções representativas do capital da SONAE CAPITAL, SGPS, S.A. será realizada nos termos previsto no artigo 8.º da Circular da Interbolsa n.º 1/2000. Os intermediários financeiros deverão enviar à Interbolsa o ficheiro com as declarações representativas de direitos sobrantes até ao quinto dia útil após o termo do período de negociação dos direitos em bolsa, ou seja até ao dia 22 de Janeiro de 2008, inclusive. A Interbolsa, através da Central de Valores Mobiliários, processará a informação recebida e procederá à atribuição das acções representativas do capital da SONAE CAPITAL, SGPS, S.A. e dos direitos sobrantes, prevendo-se que o registo nas respectivas contas de valores mobiliários ocorra no primeiro dia útil seguinte ao processamento nocturno do dia 25 de Janeiro de 2008, ou seja, no dia 28 de Janeiro de 2008.

Considerando os prazos referidos, e tendo sido oportunamente requerida a admissão à negociação no Mercado de Cotações Oficiais da Euronext Lisbon - Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S.A. das acções representativas do capital social da SONAE CAPITAL, SGPS, S.A., prevê-se que tal admissão venha a ocorrer até ao final do mês de Janeiro de 2008.

Dada a natureza escritural das acções representativas do capital social da SONAE - SGPS, S.A., a atribuição das acções representativas do capital social da SONAE CAPITAL, SGPS, S.A. será processada de forma automática pela Central de Valores Mobiliários, sendo tais novas acções inscritas nas correspondentes contas de que cada Accionista seja titular junto de Intermediário Financeiro sem necessidade da prática, pelo accionista, de qualquer acto.

Ao longo de todo o indicado procedimento operacional e de admissão, as acções representativas do capital social da SONAE - SGPS, S.A. manter-se-ão admitidas à negociação, não se prevendo a sua interrupção ou suspensão.

Alertam-se os Accionistas que não tenham ainda solicitado a conversão à forma escritural das acções representativas do capital social da SONAE - SGPS, S.A. e procedido à entrega dos títulos representativos das respectivas acções, que poderão dirigir-se a um intermediário financeiro habilitado a prestar o serviço de registo de valores mobiliários escriturais para solicitar a conversão em acções escriturais.

As acções representativas do capital social da SONAE CAPITAL, SGPS, S.A. serão negociadas sob os códigos ISIN: PTSNP0AE0008 e de negociação: SONC.

De seguida apresenta-se um quadro que resume as datas mais importantes do processo acima descrito:

Processo de cisão-simples e admissão à negociação das acções Sonae Capital, SGPS, SA


Maia, 27 de Dezembro de 2007

O Conselho de Administração da SONAE - SGPS, S.A.
O Conselho de Administração da SONAE CAPITAL, SGPS, S.A.

 

 

 

Esta informação encontra-se também disponível em http://www.sonae.pt/ e http://www.sonaecapital.pt/

Departamento para a Relação com Investidores da Sonae:
Patrícia Mendes
Tel: +351 22 010 47 94
Email: patricia.mendes@sonae.com

Departamento para a Relação com Investidores da Sonae Capital:
Pedro Capitão
Tel: +351 22 010 79 03
Email: ir@sonaecapital.pt

 

Documentos para download

Download  [pdf 314KB]

 

Mapa do Site © SONAE CAPITAL 2007